sexta-feira, 31 de julho de 2009

PEDRO FINS VENCE EM VILA REAL

lotus2009_vilareal_6

O circuito de Vila Real proporcionou mais uma corrida de grande nível a Pedro Fins e ao Lotus Elan 26R, tendo sido o vencedor da categoria 1 na primeira corrida, subindo ainda ao pódio na classificação geral. Um merecido prémio para o piloto, para quem sempre o apoiou neste projecto e para os seus sponsors Solinca, Reebok, Stock-Car, Club Alfândega e QF.

O terceiro lugar da geral, depois de ainda ter rodado mais de metade da corrida em segundo, logo atrás dos Ford Escort RS de Joaquim Jorge e António Nogueira, espelha bem o andamento imposto por Pedro Fins na sua estreia em Vila Real, e logo num circuito tão rápido e difícil de aprender como este. Pedro Fins ficou satisfeito com a sua prestação, "nunca cá tinha corrido, por isso acho que me consegui adaptar bem. O circuito é fantástico, e só foi pena o carro ter cedido na segunda corrida, mas as corridas são assim mesmo".

A segunda corrida, que começaria da mesma forma rápida e determinada, mas viria a ser interrompida logo na segunda volta com a quebra da transmissão do Lotus Elan, quando mais uma vitória na classe e novo pódium à geral parecia assegurado devido à já confortável vantagem para o resto do pelotão.

Apesar de desiludido por este problema mecânico o ter impedido de lutar pela vitória na Taça de Clássicos (que terminou em segundo a apenas um ponto do primeiro), Pedro Fins está satisfeito com o andamento demonstrado perante máquinas muito mais potentes que o seu Lotus Elan, e em circuitos tão difíceis como a Boavista e Vila Real onde nunca tinha corrido.

Com 40 pontos ainda em disputa até final do campeonato, tudo está em aberto, com o próximo corrida no circuito de Braga a 12 e 13 de Setembro.

Mais informações em www.circuitodevilareal.com, www.cavr.pt, www.anpac.pt ou no sítio oficial do piloto em www.pedrofins.com

NOTA: Press release enviado por Ricardo Ledo

Share

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Quando eu for grande...

...vou ter uma garagem assim!

Obrigado, André por teres descoberto este link.
Share

Goodbye Vila Real 2009

Um grande abraço para o M Dinis, Francisco José Vieira e Brito e demais membros da organização do Circuito de Vila Real, pelo convite endereçado ao Club Lotus Portugal.

DSC_0102

Foi a partir da cobertura do stand MCoutinho que tivemos o privilégio de assistir a algumas corridas, sempre acompanhadas de Royal Caipiroscas. Agradecimentos renovados para o Artur Soutinho (Dolce Vita ) e todos os patrocinadores da VIP Village.

DSC_0011

Mesmo ao lado estava um prédio com um placard onde se podia ler: “BANCADA MUITO MUITO MUITO VIP”. Pois bem, esses senhores, que devem detestar corridas de automóveis, massacraram-nos todo o tempo com música de discoteca pimba, em altos berros, tornando aquilo que podia ter sido ser uma tarde agradável, num verdadeiro martírio.

Share

Ricardo Gouveia

Um abraço muito especial para o Ricardo Gouveia, da revista e fórum “Motor Clássico”, que finalmente tivemos oportunidade de conhecer pessoalmente.

O Ricardo é proprietário de um Lotus Elan Sprint, sobre o qual vai escrever alguns artigos relatando diferentes fases do seu restauro.

DSC_0001

Ricardo Gouveia à conversa com José Forte.

Share

Luís Soares Carneiro + Isabel Soares Carneiro

DSC_0111

Share

Evocando os Lotus 47…

DSC_8133

DSC_8134

Com a “deserção” do Gil Dias (Elan S4), os dois Europas de Luís Roseira (1968) e Luís Soares Carneiro (1970) assumiram o lugar dos Lotus clássicos mais antigos presentes no desfile, evocando com toda a justeza os carismáticos Lotus 47, para sempre ligados ao Circuito de Vila Real.

Fotos de João Ferrand.

Share

Artur Soutinho

DSC_0109

Share

O desfile

DSC_0082

Gonçalo Costa,  Rui Coelho (no carro do Manuel Pinheiro), João Ferrand e Artur Soutinho.

Share

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Hélder Castro + Henrique Lage de Sá

DSC_0092

Share

António Leitão + Margarida Lima

DSC_0083

Share

Lotus perdido

Alguém no Domingo viu o dono deste carro? Se o conhecerem informem-no da existência do Club Lotus Portugal se faz favor :)

Share

terça-feira, 28 de julho de 2009

Track-day nocturno Viana do Castelo

Por falta de adesão e em alguns casos por falta de aderência, o track-day previsto para amanhã em Viana do Castelo fica adiado para uma data a encontrar durante o mês de Setembro.
Share

Ana Coelho

DSC_0033 (2)

DSC_0112

Eu, que tenho dois filhos rapazes, ainda não consegui contagiá-los com a paixão dos Lotus. Não é o caso do Rui Coelho, que só tem uma filha, mas até hoje ainda não perdeu um único evento do clube. Parabéns Rui.

Share

Vista sobre o Boque

O nosso amigo Eduardo Saraiva tem uma vista previligiada sobre o Circuito de Vila Real pois a sua varanda dá para a Curva do Boque. Por essa razão não participou no nosso desfile pois não tinha maneira de tirar o seu Elan+2 da garagem! Mas para compensar enviou-nos estas fotos dos Lotus a evoluir na pista transmontana.

Share

Lotus Seven

DSC_0003

Tinha-me esquecido deste Seven, que é mesmo um Lotus. Alguém sabe o nome do piloto?

Share

segunda-feira, 27 de julho de 2009

!!!ULTIMA HORA!!! Track-day nocturno quarta-feira 29 de Julho 19 Horas

Não pensem que já iam de férias sem dar o verdadeiro uso aos nossos tupareres! Proponho um TD no Kartódromo de Viana com inicio às 19 horas de Quarta - feira dia 29. Inscrições por mail para mail@antonioqueirosdesign.com

Encontro 18h30 Galp do Mindelo ou no Kartódromo de Viana às 19h. (10€ por carro cada saída de 5 voltas). Está tudo acordado com Viana só é preciso interessados. Podemos marcar jantar se quiserem.

Um Abraço BRG.
Share

Um cheirinho a competição

Presença muito notada por todos os apreciadores de grandes máquinas de competição foi a do Exige S MY 2010 do Gonçalo Costa e da sua GFC Motorsport. Juntamente com o seu sócio, Carlos Ribeiro, não quiseram faltar ao segundo evento no espaço de 2 semanas e assim fizeram o pleno dos circuitos citadinos. Mais uma oportunidade de sentir o troar do escape Stage 3 e ver o que 240cv aliado ao baixo peso, podem fazer para fazer subir a adrenalina.
Share

Vila Real - Orgulho Lotus

Senti um ENORME orgulho em participar deste evento como membro do Clube Lotus, e claro não poderia deixar de o sublinhar. O convívio e a simpatia de todos sem excepção, abafaram qualquer contratempo ou episódios "parasitas" desagradáveis. (e para quem esteve na rectaguarda do desfile...meia palavra basta...)

Para um iniciante nestas actividades e como membro recém chegado ao clube, passou-me ao lado qualquer pormenor menos positivo sobreposto pelo imenso colorido dos Lotus que abafaram uma "modesta" presença dos poucos "gatinhos" resistentes no desfile que nem mesmo com atitudes pouco dignas, quebraram o nosso espírito.

É indescritível o sentimento de relembrar os velhos tempos em que consultava este mesmo Blog vezes sem conta e me deliciava com as fotos dos encontros a ver literalmente "os Lotus a passar"...

Poder hoje viver esta experiência de tão perto como proprietário de um LOTUS integrado num grupo fantástico, não tem preço...

Para todos aqueles que estiveram presentes e não presentes mas que tenho a certeza que gostariam de ter estado, deixo o link com algumas fotos que registei e que reflectem o ambiente vivido e mais uma vez com um abraço muito especial.

Um agradecimento especial ao Rui Coelho, às suas simpáticas esposa e filha que foram incansáveis na organização deste encontro.

E por último o grande obrigado ao Artur Soutinho pelo patrocínio "cirúrgico" da feijoada no "VIPLoungeDOLCEVITA" com direito a caipiroscas brutais (já referidas) de borla e vista previlígiada para as corridas :) ... Foi a cereja em cima do bolo.

Até ao Próximo encontro:)

Fotos:Picasa
Share

Rui Sanhudo

DSC_0037

Com a desistência do Pedro Fins (Lotus Elan 26R) logo numa das primeiras voltas, o único motivo de interesse desta corrida passou a ser a prova do Rui Sanhudo, no seu UNIPOWER GT.

DSC_0024

No meu caso, não é segredo para ninguém que tenho um fraquinho pelos Datsun 1200, por isso também segui atentamente as suas prestações.

Share

A frase do dia

Não resisto a transcrever o comentário de um espectador muito bem humorado quando, ao ver os vários Jaguar, Lotus e um Lamborghini (cabrio) parados na descida da Timpeira, soltou esta frase deliciosa. “Mas que grande crise aqui vai!”.

Share

José Forte

Como o Rui referiu, houve três Jaguar E que resolveram obstruir ostensivamente toda a largura da pista, impedindo que os Lotus os ultrapassassem e pudessem fazer o gostinho ao dedo.

DSC_0071

A excepção foi a do carro em que eu seguia porque o Zé Forte, mesmo sem capacete, conseguiu desligar o cérebro e… passar pelo buraco da agulha! O que se passou daí para a frente foi absolutamente indescritível, porque andou sempre nos limites, suscitando mesmo os aplausos do público ao ver aquele Elan Sprint todo atravessado.

DSC_0077

Share

Os Resistentes

O balanço do Rui Coelho retrata, de forma fiel, aquilo que foi o dia de ontem. Devo confessar que o título inicial do meu post anterior era outro, ou se seja, "a tradição já não é o que era". De facto, esta pista, a sua paisagem e toda envolvente humana, nada têm a ver com as de há 40 anos atrás.

Esta deslocação a Vila Real só não foi um pesadelo, graças ao Artur Soutinho, que nos proporcionou uma Doce Vida na VIP Village, e às duas voltas que demos ao circuito.  Um agradecimento muito especial também para o Manel Silva Reis (Real Vinícola), que nos deu a conhecer a bebida oficial do Club Lotus: chama-se Royal Caipirosca. É uma espécie de caipirosca, mas muito melhor, porque é feita com Vinho do Porto e foi inventada por uma brasileira muito simpática, por quem o Luís Roseira ficou apaixonado (lol).

Aqui fica a fotografia de “família”, com todos os resistentes (6 horas de espera pelo desfile).

DSC_0116

Share

Balanço Vila Real



Mais um evento Club Lotus, provavelmente o último antes da pausa estival. Sob um calor abrasador 12 Lotus responderam à chamada para desfilar na mítica pista transmontana e assim abrilhantar o programa do dia de Domingo. Infelizmente as contingências das provas impediram o desfile à hora marcada o que levou à desistência de alguns membros que tinham outros compromissos a atender e só a teimosia e o gosto pelos Lotus fez com que no final do dia, 9 dos 12 Lotus se fizessem à pista.

Pessoalmente fiquei com 2 mágoas neste dia. Primeiro não ter conseguido proporcionar um evento sem máculas tal como todos os anteriores. Embora escapando ao nosso controlo, todos os contratempos do dia deixaram no ar um certo clima de desorganização agravado pelo facto de a organização parecer "perdida" durante todo o dia. Verdade seja dita que nos foram informando de tudo e nem tudo foi mau pois havia sempre uma resposta. Pena é que essa resposta nunca fosse a que nós queríamos ouvir no momento. Penso que as 2 voltas serviram para compensar um pouco todo este dia pois o traçado é magnífico e percebe-se a razão porque muitos pilotos elegem Vila Real como a melhor pista do País.

A segunda mágoa vai direitinha para o comportamento vergonhoso e pouco cívico dos 3 Jaguares em pista. Ocupando toda a largura da pista impediram que os Lotus da cauda da fila se pudessem juntar aos outros mais à frente e gozar assim na plenitude esta fantástica pista. Um comportamento deplorável que não se coaduna com o espírito e imagem de serenidade dos carros que conduzem. Ontem mais uma vez me orgulhei do nosso clube por se saber portar em todas as ocasiões, sempre com nível, educação e respeito pelos outros. Sejamos sempre assim para mostrar aos outros como se faz!

Para finalizar os agradecimentos da praxe. A todos os membros que nos acompanharam pela sua simpatia e saber estar em grupo, à minha esposa e filha que como sempre nos ajudaram na organização das actividades, ao Pedro por manter aquela atitude conciliadora e animar o espírito do grupo nos minutos mais tensos, aos que se deslocaram de longe para estar connosco, ao Helder Castro por ter participado pela primeira vez (espero que fique cliente mesmo tendo visto um dos piores lados de uma organização como esta), ao João Ferrand por se ter integrado tão bem connosco, ao José Forte pela boa disposição e espírito Lotus, ao Gonçalo Costa pela boleia e por mostrar a todos o que é um "fast Lotus" e a todos os outros, Luís Soares Carneiro, Paulo Canedo, Luís Roseira, Gil Dias, António Leitão, Manuel Pinheiro e José Manuel Loureiro que preferiam a nossa companhia a um dia de praia. Por último um agradecimento muito especial ao Artur Soutinho que me resolveu um problema logístico de última hora relacionado com os bilhetes e proporcionou a todos um verdadeiro tratamento "VIP".

Até ao próximo!

P.S. As minhas fotos estão já disponiveis no nosso Picasa
Share

Vila Real 2009: a tradição ainda é o que era...

Share

sábado, 25 de julho de 2009

16 Lotus no desfile de Vila Real

Embora a lista elaborada pelo Rui Coelho só contemple 19 nomes, acabámos de receber a confirmação de mais uma inscrição (José Forte–Elan Sprint), elevando para as duas dezenas o número de participantes.

Após algumas desistências de última hora, a lista ficou reduzida a 16 participantes .

9:30 - A concentração será feita a caminho de Vila Real, na área de serviço de Penafiel (A4), onde a Sara Coelho estará à nossa espera e fornecerá todas as indicações necessárias.

10:30 – À chegada a Vila Real, os carros ficarão estacionados no Jardim da Carreira.

11:00 – Partida para o circuito, de acordo com as instruções da Organização.

Share

Primeiras de Vila Real



Está um tempo lindo, óptimas corridas e melhor gastronomia. Amanhã, domingo, uma demonstração Lotus em pista. Vale a pena adiar fim de semana de praia e dar um salto a Vila Real.
Share

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Passeio Nocturno (Aquecimento para V.Real)

Um pequeno grupo de entusiastas, já várias vezes chamado de "Dark Side" do Club Lotus Portugal, juntou-se ontem no Porto para um "aquecimento" de motores em preparação para o fim-de-semana de Vila Real.

Um grupo que contou com a presença simpática de 2 Elans, um do habitué António Sousa e o outro do Gil Dias. De resto os suspeitos do costume, Manuel Pinheiro, Fernando Cordeiro, Gustavo Rebelo, Rui Fernandes, Rui Coelho, Pedro Charais e Paulo Canedo. Ficou a faltar o António Queirós que ficou retido à mesa. Um passeio allegro ma non troppo do Porto a St.Tirso pela estrada de Vilar da Luz documentado aqui pelas minhas fotos e do Paulo Canedo.


Share

Não há fome sem fartura

Afinal não são dois , mas sim três o número de Lotus 61 expostos no Dolce Vita em Vila Real.

exposição 021

Como podem verificar, existe um quarto FF, que julgo ser um Merlyn.

exposição 024

Rui Sanhudo (ex. Team Palma)

exposição 025

exposição 033

Luís Sousa Ribeiro (ex. José Ramos)

exposição 028

Velez Grilo (ex. Luís Fernandes?, ex. António Barros?...)

exposição 031

Um agradecimento muito especial ao Manuel Dinis pelo envio das fotografias.

Share

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Lotus Elite 1961 em Vila Real


Uma das presenças mais aguardadas em Vila Real é sem dúvida a do Aníbal Soares que finalmente tem prevista a participação numa actividade do nosso clube. E aguardada porquê?

Primeiro porque o Aníbal é um dos grandes entusiastas da marca tendo na sua colecção nada menos do que 4 Lotus, a saber: um Elan S3 FHC, um Elan +2, um Europa Special e a "cereja no topo do bolo", um Elite de 1961! E este é o segundo motivo de interesse da participação do Aníbal em Vila Real.

Trata-se provavelmente do Lotus de estrada mais antigo em Portugal. Nas palavras do próprio: "(...) vieram dois carros destes para Portugal: um verde, para o Aquiles de Brito, que correu com ele, mais o Nicha Cabral, ambos meus velhos Amigos (o Nicha / Mário de Araújo Cabral / Conde de Vizela) dos anos sessenta, quando corria em Londres. Vi-o correr também no antigo circuito urbano de Cascais, ganhando a alguns Jaguar E. Esse carro não existe mais, tendo o seu motor sido exportado há várias dezenas de anos para a Bélgica, em peças.


O meu é amarelo “canário” de origem (tecto da mesma cor, por encomenda, caso contrário seria prateado) e nunca correu, à parte umas “voltinhas” no circuito do Estoril, em demonstração.
Saberá que o Elite venceu vários anos seguido, na sua categoria as 24 horas “Les Mans”. Neste circuito incendiaram-se a maioria deles, seu grande defeito.

Actualmente, consta que não existirá nenhum (de origem) em Espanha; pouquíssimos em França, estando a maioria na Califórnia, para onde foram exportados quase todos, para além dos que ficaram em Inglaterra.


O Livro "The original LOTUS ELITE Racing Car for the Road" contém com rigor, todos os nomes dos proprietários originais de cada exemplar fabricado: foram construídos “exactamente” 1029 Elites (todos os modelos incluídos).
Finalmente, conforme mostra o Livro, foi a “Auto Boavista" que importou os dois únicos exemplares para Portugal, tendo saído da fábrica, ambos, em 13 de Setembro de 1961.

Segundo o “Club Elite of North America” os carros estão distribuídos do seguinte modo, à data de 1977:

· USA: 256
· UK: 150
· Resto do mundo: 40

Um deles encontra-se num museu, em Londres, para mostrar as suas linhas aerodinâmicas (a carroçaria e chassis, tudo em fibra de vidro, eram fabricados numa fábrica de aviões). Destes números, pelo menos 50 foram classificados como “destruídos” servindo apenas para peças, ficando assim o número reduzido a uns 400 (em 1977). Segundo parece o número actual não ultrapassará os 300 exemplares, havendo peças sem dificuldade, visto que praticamente todas são provenientes de outras marcas Inglesas."

Esperemos que o Aníbal consiga trazer o seu Elite (não podemos esquecer que é um Lotus e como tal, temperamental).
Share