Este momento histórico para a Lotus teve lugar em Portugal, em condições meteorológicas absolutamente aterradoras, revelando Senna como O Mestre da pilotagem em chuva.
Aos comandos do Lotus JPS Renault 97T/2, Senna marcou o início de uma carreira que viria a deixar, de forma incontornável, o seu nome na História do Desporto Automóvel.
Um dos mais extraordinários Pilotos de sempre, com uma personalidade encantadora a que ninguém ficava indiferente, conquistou em vida e por mérito próprio o estatuto de Lenda.
A 21 de Abril de 1985, no Autódromo do Estoril, Ayrton Senna honra a memória de Colin Chapman com a primeira vitória da Equipa Lotus após a morte do seu Fundador.
Até Sempre Ayrton Senna!
3 comentários:
Eu tive o privilégio de ver essa corrida a partir da bancada do ACP. Quando faltam poucas voltas para acabar, estavam duas pessoas a assistir: a minha namorada Sofia e eu. Olhámos para trás e, na cabine da RTP, vimos os jornalistas Adriano Cerqueira e Domingos Piedade rirem-se a bandeiras despregadas. Quando cheguei a casa e vi o vídeo, percebi porquê: estavam a falar de nós,o heróico casal que resistiu até à última volta.
Obrigado Fernando por nos recordares esse momento mágico que foi a primeira vitória de Ayrton Senna na F1.
De notar que, nessa corrida, o outro Lotus, pilotado pelo também saudoso Elio de Angelis, manteve-se durante longas voltas no segundo lugar.
Pelo menos na bancada da chicane estiveram lá mais dois privilegiados "heróis" até ao fim. Eu e o meu filho Ramiro, então pequeno, mas encharcados até aos ossos que aquela bancada não era coberta. Ainda guardo os dois bilhetes,junto a uma litografia do Ayrton, no Lotus,à chuva que o Pedro conhece.
Enviar um comentário