quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Encontro de Ano Novo - Zona Sul

Um grupo de entusiastas Lotus de Lisboa está a organizar um mini-encontro ou a desculpa perfeita para tirar os Lotus da garagem numa manhã de Inverno!

O local - Castelo de Bode (ou Castelo do Bode como se lê em algumas das placas locais).
O dia - Domingo, 08/Jan.

Segundo os organizadores a ideia inicial era simples:

- Encontro de manhã em Lisboa e/ou noutros locais;
- Viagem para Castelo de Bode (1h30);
- Paragem em...
- Subida para a Serra;
- Almoço em...
- Regresso a casa.

Um pouco mais elaborado surgiu depois um programa mais concreto:

“Está feito o trajecto! Lisboa direcção Castelo de Bode para o almoço, uma volta de barco para quem quiser e foto em cima do paredão. Depois arrancamos para Tomar com paragem na Praça da Câmara com tentativa de estacionamento mesmo na Praça e visita à Mata dos Sete Montes (se não der parámos no Hotel dos Templários). Depois subimos ao convento para ver as vistas e arrancámos em direcçao a Fátima com paragem para ver o Aqueduto de Pegões. Do aqueduto ate Fátima estrada de montanha para disfrutar da conduçao. Em Fátima uma ida ao kartodromo para andar de Lotus ou se não for possivel, alugar karts. Depois arrancamos para o Santuário de Fátima onde acaba o passeio.”

Os detalhes surgirão dentro de dias mas para já tanto o João Blatmann como o Francisco Figueiredo querem saber o que contar de forma a organizar melhor toda esta logística. Se estiverem interessados contactem os dois pelos emails jblattmann@gmail.com e franciscolalas@netcabo.pt

Esta é a primeira organização desta dupla por isso contamos com a sua adesão de forma a motivar os rapazes! Precisamos de mais gente assim e o clube agradece este empenho e a disponibilidade destes dois que se juntam ao Fernando Aguiar e ao Miguel Oliveira como os dinamizadores da zona Sul.

Inscrevam-se!

Informação actualizada em: http://tinyurl.com/crlfjax
Share

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Elise S2 à venda! VENDIDO!

O Sérgio Terlica da Amadora está a vender o seu Elise S2 de 2003 por motivo de "desempate de capital para outros investimentos". O carro segundo o Sérgio é "único" e isso podemos atestar depois de termos já passado algum tempo com ele. Vem na exuberante cor "Chrome Orange" e conta com vários extras no interior. O Elise tem neste momento 50.000km e o Sérgio pede por ele 29.900€ VALOR NEGOCIÁVEL. O Sérgio pode ser contactado pelo email sergioterlica@sapo.pt ou pelo telefone 964650708.
 
Share

Chassis Europa para venda

O nosso amigo Carlos Pereira de Caxias tem para venda um chassis de reserva do seu Lotus Europa S2 por motivo de falta de espaço que este ocupa e solicita a divulgação aos membros do Clube. O valor pretendido é, segundo o Carlos, um valor simbolico de 250 Euros. Poderão contactá-lo através do mail pereiramg@vizzavi.pt para mais esclarecimentos.

Share

Encontro Lotus?

Está na forja um encontro Lotus no ínicio de 2012. Participe na discussão! 

http://www.thelotusforums.com/forums/topic/47760-clube-lotus-encontro-de-natal/

Share

domingo, 18 de dezembro de 2011

Condução Desportiva V - O Equilíbrio

O equilíbrio de um carro em movimento é o factor mais importante na Condução Desportiva.


Noções de Carga Suspensa:

Imaginemos que seguramos um aquário com água. Assim que começarmos a andar para a frente, a massa da água desloca-se para trás colocando a sua carga (peso) na traseira. Da mesma forma, se pararmos a carga da água desloca-se para a frente transferindo o seu peso para a dianteira.



Sempre que efectuarmos uma curva, a carga da água desloca-se lateralmente e longitudinalmente variando a sua deslocação conforme alteramos a direcção e a velocidade do movimento.


Sendo um carro uma carga suspensa em quatro pontos, os conjuntos chamados suspensões que por sua vez estão assentes nas rodas, é fácil entender que a massa de um carro em movimento desloca a sua carga sobre estas num ângulo horizontal variável em 360º, dependendo a sua variação vertical e o seu peso da velocidade da aceleração, da deslocação, da travagem e do ângulo de viragem.


Considerando que todos estes factores variam em simultâneo, o domínio e a gestão do seu equilíbrio é o segredo que permite conduzir um carro desportivo a elevada velocidade de forma segura e controlada.


Existem ainda variáveis adicionais que influenciam significativamente este equilíbrio tais como os movimentos do condutor, a inércia, a força G, o combustível no depósito, o óleo no motor, os pneus, o piso, a aderência, a aerodinâmica, o vento, etc...


Antes de controlarmos a variação da carga do carro, temos de começar por controlar a nossa ou seja, a do condutor. Para além do movimento dos pés nos pedais (note-se, dos pés, não das pernas, que deverão manter-se praticamente imóveis) e das mãos no volante e no manípulo da caixa de velocidades, o resto do corpo deve estar firmemente encaixado no assento conforme indicado no capítulo II (Condução Desportiva II - A Posição).


A cabeça poderá ser ligeiramente inclinada para o interior das curvas mas este movimento não deve ser exagerado pois o seu peso estático é de aproximadamente 10% do nosso peso total e aumenta consideravelmente com a deslocação podendo a força G provocar lesões sérias no pescoço.


Nota: Fotos do Piloto Ernesto Neves ao volante do Lotus Cortina, cujas extraordinárias características facilitam a visualização das explicações.

O balanceamento do volante é essencial para manter um carro equilibrado e é sempre efectuado com ambas as mãos, conforme indicado no capítulo III (Condução Desportiva III - O Volante).


Todos os Lotus têm a direcção muito directa pelo que, apenas em curvas muito fechadas é necessário mudar a posição das mãos no volante. Quando surge essa necessidade e sempre que o volante tiver que ser rodado mais de 180º (meia-volta), há que garantir que o controlo do equilíbrio do carro se mantém. Para tal, as técnicas a utilizar são as seguintes:

Balanceamento simétrico:
Esta técnica é a mais utilizada e consiste em manter firme a mão que está mais acima (será a esquerda numa curva para a direita e a direita numa curva para a esquerda) e aliviar a pressão da mão que fica por baixo ao atingir a meia-volta e, sem largar o volante, mantê-la nessa posição pronta para agarrar firmemente o volante assim que se começa a desfazer a volta, mantendo os braços simétricos.


Balanceamento misto:
Consiste em rodar o volante deslocando a mão esquerda entre as 7 e as 11 horas e a mão direita entre a 1 e as 5 horas, aliviando a pressão de uma ao firmar a outra enquanto se roda o volante. Numa curva à esquerda, a mão direita sobe rodando o volante das 3 até à 1 hora e a mão esquerda prossegue com a viragem descendo desde as 11 até às 7 horas. Se for necessário continuar a virar, a mão direita re-agarra às 5 subindo até à 1 hora e assim sucessivamente.


É muito importante que as mãos nunca se cruzem uma sobre a outra, mas antes que se desloquem deslizando sobre volante sem nunca o largar, a não ser a mão que vai ao manípulo da caixa de velocidades (movimento esse que deve ser tão rápido quanto possível) e que nunca escorreguem no volante, pelo que se devem usar luvas específicas para esse efeito.


Nos próximos capítulos analisaremos como se gere o equilíbrio do carro transferindo a carga da sua massa entre os eixos e selectivamente para cada uma das rodas.
Share

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Motor Racing DVDs

O Gary Critcher é um jornalista britânico, de quem sou amigo há vários anos, que partilha connosco a mesma paixão pelos Lotus. Recentemente criou um novo site dedicado à venda dos seus vídeos:
www.motorracingdvds.com

Share