quinta-feira, 31 de maio de 2012

Lotus Elan para venda! VENDIDO

O Luís Azevedo de Lisboa tem para venda um belo Lotus Elan S4 (reconstruído como Sprint) e enviou-nos o seguinte anúncio:
"Tenho uma pequena coleccção de automóveis antigos de que pretendo desfazer-me por eu já ter atingido o limite de idade...

Este Lotus Elan foi por mim adquirido em 1996, na antiga Lotuscar onde estava todo desmanchado com as várias peças dispostas em tabuleiros. A reconstrução foi feita sob a minha direcção, em garagem e oficina próprias, por dois mecânicos da Lotuscar, com a concordância desta. Todas as peças defeituosas ou inexistentes foram mandadas vir de Inglaterra, como o chassis, a capota e toda a instalação eléctrica, por exemplo. Dado possuir  alguns carros, e ter de repartir o meu tempo por todos eles, nenhum deles faz quilometragens significativas. Assim é que o carro, depois de reconstruído e nas minhas mãos, terá feito uns 16.000 km. É, pelo menos, o que acusa o conta-quilómetros, posto a zeros quando foi  afinado e montado. O carro foi repintado há cerca de um ano. O estado geral, motor incluído, é próximo do de concurso. O carro encontra-se em Lisboa, em garagem própria. Posso ser contactado pelo telefone 96 580 87 20 ou email 
luisf0187@gmail.com

Agora as más notícias:

O fole da alavanca das velocidades deve ser substituído, por não ser de origem e saltar;  
Falta instalar os dizeres identificadores dos diversos botões do tablier. É tarefa fácil, uma vez que basta imprimi-los em autocolante transparente e... colar e eu tenho os dizeres todos em ficheiro Word. Era o que se praticava de origem, creio.   
O capot precisa de ser afinado porque é difícil de abrir. Embora o carro tenha sido todo reconstruído com a especificação “Sprint”, incluindo a cabeça “Big Valve”, o carro era originariamente um S4.  
O preço que inclui toda a documentação que possuo e que permitiu reconstruí-lo é de 25.000 euros, mas estou aberto a oferta não muito longe disto."


Share

terça-feira, 29 de maio de 2012

Leilão solidário Lotus Esprit SE Turbo

Recebemos recentemente um pedido do Dr. Alexandre Aranha, nosso sócio, para divulgação de uma iniciativa solidária a que a Lotus Portugal e o Club Lotus Portugal se associam.

O Dr. Aranha é Advogado da Associação ARTEMIS — Apoio a Mulheres Vitimas de Aborto Espontâneo — e durante a sua actividade profissional teve contacto directo com crianças portadoras de cancro, algo que compreensivelmente o marcou pessoalmente. Esta experiência levou-o a conhecer e apoiar outra associação, a ACREDITAR (Apoio a crianças com Cancro) que como tantas outras necessita de recursos financeiros.

Uma das próximas iniciativas de recolha de apoios será um evento, a decorrer no Porto, com a seguinte estrutura: 

Jantar no Hotel Ipanema Porto no próximo dia 30 de Junho, Sábado, com a presença de algumas figuras públicas nomeadamente João Viera Pinto, Marisa Cruz, Litos (antigo capitão do Boavista), Rui Óscar, Fotógrafo Victor Hugo, pessoal médico do IPO, enfermeiros do IPO, Médicos do Hospital S. João, bem como de outros Hospitais, músicos, e claro, Pais e Amigos de crianças com cancro;

O preço do jantar é de €50,00 por pessoa em que metade reverte para a Associação ACREDITAR sendo a outra metade a despesa do próprio jantar;

A capacidade da sala está limitada a 270 pessoas daí que os interessados devem desde logo reservar o seu lugar.

Por último uma importante chamada de atenção para o facto do Dr. Aranha ir doar o seu fantástico Lotus Esprit SE Turbo H-Wing que será leiloado entre os presentes com a totalidade da receita de venda do Lotus a reverter para a Associação ACREDITAR. Para os lotistas este será por certo um motivo desde já para participar neste evento e quem sabe licitar este fabuloso "supercarro" ainda hoje um dos grandes desportivos de sempre, com o seu motor Turbo de 265cv capaz de fazer dos 0-100km/h em 5,0s e atingir os 265km/h de velocidade máxima! O exemplar do Dr. Aranha encontra-se em muito bom estado tendo sofrido recentemente uma extensa revisão que o deixou em óptimas condições de funcionamento. Para quem sempre sonhou com um Esprit esta é uma excelente oportunidade para adquirir uma das mais marcantes versões, ainda para mais num leilão sem reserva o que pode significar um valor de aquisição muito abaixo do preço de mercado. Ao mesmo tempo ajuda a ACREDITAR.

Para quem ficou curioso ficam aqui os dados técnicos do Esprit: http://www.lotusespritworld.com/EModels/SEhw.html

Contamos com a vossa solidariedade e pedimos que também divulguem esta iniciativa pelos vossos contactos. As inscrições podem ser feitas através do Club
Share

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Comparativo Lotus Elan na Motor Clássico

A não perder a edição deste mês da revista Motor Clássico, um comparativo entre o Lotus Elan "original" e o Lotus Elan +2. Um extenso artigo que contou com a participação do nosso Clube, sempre interessado em partilhar conhecimentos sobre a nossa marca favorita. Não percam!
Share

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Condução Desportiva VIII - O Ponto Pivot

Considerando que não se exige do carro acelerações excessivas ou travagens violentas, o seu comportamento expectável em curva será de não subvirar nem sobrevirar, mas sim manter um equilíbrio neutro.


A medida que se aumenta a velocidade, para controlar eficazmente o comportamento de um carro em curva há que começar por ter em consideração a distribuição de pesos que resulta da concepção do próprio veículo.

O Ponto Pivot:

Em qualquer automóvel existe um ponto a volta do qual todo o veículo entra tendencialmente em rotação quando perde a tracção em curva. Esse ponto designa-se por Ponto Pivot. A sua localização depende essencialmente da distribuição no chassis das massas do motor, da caixa de velocidades e da transmissão.


Motor Dianteiro/Caixa Dianteira/Transmissão Dianteira:

Este é o layout utilizado na maioria dos automóveis existentes. A razão fundamental deve-se ao facto de assim ser possível compactar num bloco o motor, a caixa de velocidade e a transmissão na frente do veículo. Para além de tornar a construção do conjunto significativamente mais barata, a inexistência do túnel de transmissão permite muito mais espaço no habitáculo e na bagageira.

Outra grande vantagem deste layout resulta do facto de a grande maioria dos condutores apenas ter noções básicas de condução. Uma vez que esta configuração resulta como inerentemente segura, pois toda a massa do conjunto encontra-se na frente do veiculo, permite que a distribuição de pesos possa chegar a ser de 60% sobre as rodas dianteiras e 40% sobre as rodas traseiras.

 
Assim, a tendência natural desta configuração é para subvirar. Um condutor ao abordar uma curva com velocidade excessiva terá o reflexo instintivo e natural de levantar o pé do acelerador o que, neste tipo de carro é a reacção absolutamente correcta a adoptar. Corta de imediato a transmissão de potencia ao solo ao mesmo tempo que transfere a carga do carro para as rodas dianteiras, aumentado assim a capacidade de aderência dos pneus e consequentemente a sua capacidade de curvar.

Em termos práticos resulta naquilo a que se dá o nome de Segurança Negativa pois, no limite, não fazer nada ou quanto muito ter uma reacção de pânico perante uma situação inesperada é a melhor e mais segura opção para recuperar o controlo do carro.

Nesta configuração o Ponto Pivot encontra-se centrado no eixo dianteiro, as rodas da frente dirigem "e o resto vai atrás".


Motor Dianteiro/Caixa Dianteira/Transmissão Traseira:

Durante décadas, a colocação do motor e da caixa de velocidade acoplados na dianteira dos automóveis e a transmissão de potencia ser efectuada via eixo traseiro foi a configuração mais tradicional. Mantendo e frente pesada, continua a ser um veiculo que naturalmente subvira, no entanto foi sendo abandonada pois as desvantagens da existência do túnel da transmissão aliadas à falta de carga sobre as rodas traseiras resultam num carro difícil de conduzir em situações extremas.

Nesta configuração o Ponto Pivot encontra-se centrado a cerca de 1/3 do eixo dianteiro. Tendo uma boa proporção da massa do motor e da caixa muito próxima do Ponto Pivot, são carros muito estáveis mas, a velocidades elevadas ou em superfícies escorregadias, a falta de carga nas rodas traseiras facilitam a entrada em rotação rápida.


Motor Dianteiro/Caixa Traseira/Transmissão Traseira:

Ao longo da década de 70 várias marcas optaram por separar a caixa de velocidades e a transmissão do motor para obter uma melhor distribuição de cargas sobre os eixos. Hoje em dia esta configuração não só permite dividir o peso 50%/50% entre a frente e a traseira como dá ao carro um momento de inercia polar (resistência estrutural à torção lateral) muito elevado o que resulta em muita estabilidade a alta velocidade, especialmente com ventos cruzados.
Estes carros têm um comportamento muito neutro que pode ser amplamente aproveitado por condutores experientes, tornando este layout muito apreciado pelos pilotos.

Nesta configuração o Ponto Pivot encontra-se exactamente no centro do carro. Os pesos das massas localizadas nos extremos do carro tornam-no muito previsível e fácil de controlar.


Motor Central/Caixa Traseira/Transmissão Traseira:

Esta configuração também permite uma distribuição do peso de 50%/50% entre os eixos no entanto, em vez de peso estar dividido em duas massas, uma sobre cada eixo, encontra-se concentrado no meio do carro. Embora o torne bem equilibrado e com um comportamento neutro faz com que o seu momento polar de inercia seja muito baixo o que se traduz em duas consequências significativas, não só o torna num carro muito sensível aos ventos cruzados como faz com entre facilmente em rotação (peão sobre o Ponto Pivot) em superfícies escorregadias o que obriga a dispendiosos desenvolvimentos ao nível do chassis e das suspensões.
 
Nesta configuração o Ponto Pivot também se encontra exactamente centrado no carro. Mas a falta de peso sobre as rodas dianteiras e as rodas traseiras facilitam a entrada em rotação rápida.


Motor Traseiro/Caixa Traseira/Transmissão Traseira:

Esta distribuição de pesos inverte a primeira configuração, passando a sua relação a ser de 60% sobre o eixo traseiro e de 40% sobre as rodas dianteiras. A tendência natural deste layout é o carro entrar facilmente em sobreviragem crítica. Este comportamento é contrariado com o recurso a suspensões e pneus especiais para esse efeito no entanto, são carros mais difíceis de conduzir. Um bom exemplo é o Porsche 911 que, sendo uma referência no segmento dos super-desportivos, exige conhecimentos avançados de condução para ser eficazmente controlado a altas velocidades.
Nesta configuração o Ponto Pivot encontra-se centrado no eixo dianteiro. O facto da totalidade do peso da massa do conjunto motor / caixa de velocidades / transmissão se encontrar na traseira, à medida que o carro curva, desencadeia o Efeito de Pêndulo no qual, a elevada massa em movimento sujeita a Força Centrifuga começa de forma imperceptível a ganhar inércia, que vai gradualmente aumentado até provocar a sobreviragem crítica.


Transmissão Integral:

Na prática, a tracção às quatro rodas pode existir em qualquer uma das configurações apresentadas. A tendência natural do comportamento do carro será idêntica à respectiva versão base. A diferença essencial resulta da utilização que se pode fazer da transmissão integral de potencia ao solo gerindo a transferência de cargas entre as 4 rodas, o que exige conhecimentos avançados de condução para ser eficazmente utilizada.


Todos os comportamentos naturais das configurações apresentadas podem ser, e são, significativamente controlados, alterados e mesmo dominados com recurso ao desenvolvimento de chassis, suspensões e auxiliares de gestão electrónica, tais como o ABS, o ASR, o ESP, o TCS e as restantes letras do alfabeto… que tornam os carros mais seguros e fáceis de controlar, permitindo ao condutor a possibilidade de usufruir das elevadas prestações dos automóveis de alta performance sem que para tal tenha de ser um piloto ou possuir conhecimentos técnicos de condução.

Nota: Perdoem-me os miseráveis desenhos mas, tive que me desenrascar sem a ajuda do meu Filho… Já as fotos são do fabuloso Lotus Omega, um extraordinário feito da Engenharia que durante muitos anos foi o sedan mais rápido do mundo, 300 Km/h!

Share